A BBC - rede pública de rádio e TV do Reino Unido - resolveu difundir para o público o seu método de fazer jornalismo. Para isso criou na internet a sua Academia de Jornalismo. O objetivo, segundo Rogério Simões, diretor da BBC Brasil, é começar a compartilhar com o público "os padrões em que se baseia a sua produção jornalística". Ele diz, na página de abertura da Academia, que o novo espaço explicará ao leitor os princípios que regem o trabalho da rede, "como objetividade, imparcialidade, independência e transparência".
Não resta a menor dúvida que, em uma época em que dizem que a objetividade é impossível, que a isenção é uma "invenção burguesa" e que se assassina a verdade em nome de um relativismo irresponsável, a iniciativa de uma rede do porte e da credibilidade da BBC é de importância incomensurável.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Esse sim é um exemplo que deveria ser seguido por todas as outras mídias. No Brasil eu só tenho conhecimento da TV Alterosa, em Minas. Mas nem ouvimos muito falar dela.
ResponderExcluirQuem sabe com essa iniciativa de uma rede como a BBC, possa abrir os olhos e a mente de outras. Vamos aguardar.