sábado, 2 de maio de 2009

A gripe e a mídia

O blog do Knigh Center fou Journalism traz postagem mostrando que analistas de mídia consideram a cobertura da gripe suína exagerada, o que estaria fazendo aumentar a ansidedade das pessoas e levando pânico à população. No blog do Knight Center há link para artigos dos jornalistas - do Brasil e do exterior - que fazem críticas à cobertura. No Verbo Solto Luiz Weiz lembra que a malária mata muito mais gente em países pobres, sem que a tragédia vire notícia.
A situação de agora repete a cobertura da "gripe aviária", quando populações de lugares em que a possibilidade de contágio era absolutamente remota tiveram comporamento como se estivessem sob risco iminente de contrair a doença. Também não há como esquecer que, após o 11 de setembro de 2001, a população americana correu às lojas para comprar máscaras de gás e para estocar comida.
Obviamente, a imprensa precisa noticiar os fatos, mas também é nessário encontrar o equilíbrio entre as informações de interesse público, que precisam ser divulgadas, e o cuidado para que isso não cause histeria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário