sexta-feira, 1 de maio de 2009

Demência com arte

Como já lhes disse aqui uma vez sou um dos participantes da mala direta do artista plástico Hélio Rôla, o Rolanet. Neste Primeiro de Maio, reproduzo a que recebi dele, com a ilustração vocês podem ver.
.............................
De Hélio Rôla:

Dias atrás fui ao ao aeroporto Pinto Martins e dei uma olhada na livraria La Selva. Olhando, lendo títulos e apreciando a beleza das capas acabei comprando 3 livros preciosos... Compulsão aliada ao interesse? Deve ser por aí...
Bom, nessa andança dei de cara, como se diz, com o belo livro, A Arte Pública de Fortaleza, da arquiteta Tânia Vasconcelos. Publicado no governo Lúcio Alcântara. Tenho um exemplar dele. O livro é interessante e majestoso, acende em nós o apreço pela arte pública e nos diz onde na cidade ela se encontra. Beleza pura?! Sim e não!
Ao manusear o livro não conseguia deixar de lado o fato de que a maioria das esculturas referidas no livro, e que pertencem ao acervo da PMF, não mais se encontram no Parque das Esculturas, na praça da CDL (esculturas de 16 expressivos artistas cearenses, realizadas em 1997) que, não se sabe porque, se transformou numa rampa de arte "moderno-contemporânea em evolução", como diz um amigo... O parque está deteriorado e desfalcado das esculturas que em 2003 lhe deram vida e vida a um dos capítulos do livro.
Como essas artes não mais existem (?) e não acredito que se disponham a restaurá-las, pelo silêncio reinante, por parte de todos, das autoridades e dos artistas, principalmente, o livro se torna, em decorrência, um precioso registro social dessa ausência... dessa Demência com Arte?
Saudações da pARTE do Hélio Rôla
Fortaleza é nossa debilidade
...................

A propósito, os artemails de Hélio Rôla vêm acompanhando de música. O que lhes ofereci acima veio com Vivaldi e suas 4 Estações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário