quarta-feira, 13 de maio de 2009

Twitter?, hem?

Dizem por aí que o jovem é "conectado", que sabe tudo das "novas mídias", etc. Escutem esta: um jornalista do O POVO foi fazer palestra sobre o ofício em um colégio particular, para alunos do terceiro ano do ensino médio. Fazia um mea culpa pelo fato de o jornal ter demorado a descobrir o potencial do Twitter, quando ouviu exclamações: o quê?, hem? Então perguntou: alguém aqui sabe o que é Twitter? Cerca de 30 alunos, ninguém sabia.
Bom, pode ser que todos soubessem o que é Orkut, mas será que eles não leem nada sobre o que se passa no mundo virtual no qual eles vivem? Ou será que a sala é uma exceção?

A propósito, Twitter é uma das chamadas "mídias sociais", uma rede de relacionamento interpessoal, que permite postar mensagens até 140 caracteres. É um microBlog, agora blog é... Acho que Blog [quase] todo mundo já sabe o que é. Veja aqui uma lista de utilidades para o Twitter.

8 comentários:

  1. O lance é que o Twitter ainda não está tão popular assim. Quase todas as pessoas que sigo no Twitter têm mais de 23 anos. A galera de 18 pra baixo ainda não conhece muito bem a ferramenta. Quando o Orkut chegou ao Brasil foi a mesma coisa: começou nos nerds adultos e depois foi descendo.

    Sobre eles não terem visto nada na mídia, é preciso dar um desconto pros coitados. Terceiro ano em qualquer colégio particular desta cidade tira você do mundo real.

    ResponderExcluir
  2. Jornalistas sempre acham que o mundo inteiro tem o mesmo nível de informações que eles. Mas, temos que perdoá-los: os coitados, passam o dia enclausurados dentro de uma sala diante de telas de computadores e conversando apenas com jornalistas. "Saiam às ruas!", diria-lhes Joaquim Barbosa, ministro do STF. Abs. Júlio Rocha

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Se tem muita gente que não sabe o que é RSS, Flash, PDF, imagina Twitter!


    E acho que nisso tem um pouco dessa nossa crença de acharmos que todos têm o mesmo nível de informação, ainda mais adolescentes, como o Júlio já comentou.

    Mas penso que o que mais há é um hype enorme da mídia em torno do Twitter. Ela é agora ferramenta queridinha dos jornalistas. Nas rádios pop da BBC, ouvintes ligaram reclamando que os locutores só falavam em Twitter e esqueciam que muita gente ainda não tem perfil no site. E isso na Inglaterra!

    Outra coisa que ocorre muito é que o Twitter é uma ferramenta moderninha, cool, principalmente por aqui, onde ela ainda engatinha. Então, falar "como assim ninguém sabe o que é Twitter?" é meio essa de posar de superdescolado; não sei se é o caso, mas acontece.

    E não é algo restrito ao ensino médio não. No semestre passado eu falava dele nas aulas da faculdade e ninguém sabia também; mas acho que hoje, depois dos usuários brasileiros terem crescido muito e de eu ter falado muito na discipina de Jornalismo na Internet, a maioria já deve saber o que é.

    ResponderExcluir
  5. Afinal, o que é Twitter?!

    Em linguagem popular seria tipo e-mail, orkut...
    o que então?
    seria incrivelmente inaceitavel se o Brasil fosse uma potencia de 1° mundo, nem todos que estão no 3° ano tem acesso ao mundo virtual - computadores, lan house, pois ainda é artigo de luxo e para muitos faltam o principal, com relação as lans - dinheiro!!!

    ResponderExcluir
  6. O Brasil não é só o país da sacanagem, é também o país do povo babaca e burro, que leva tudo na brincadeira e zoação, a gente tenta informar,mostrar a verdade e abrir os olhos daqueles que ainda não enxergam a gravidade do que está acontecendo,e aí fica um monte de babaca de brincadeira fazendo piadinha com os irmãos que estão se expondo e até mesmo se arriscando para, até mesmo livrar o couro desses babacas que hoje brincam com os fatos, PORRA!!!
    Acabou a brincadeira, vocês vão chorar lágrimas de sangue, o Brasil está quebrado, está sendo governado por bandidos, terroristas e milicianos, não temos plano de governo, todos os BANDIDOS estão trabalhando exclusivamente em se defenderem dos seus próprios ROUBOS, está tudo corrompido, comprado e manipulado, é a desgraça anunciada!
    Está tudo parado, o dinheiro sumiu do mercado,não há empregador, as empresas já perceberam que é mas vantajoso fechar as portas, não há trabalho, a criminalidade já era alta, agora não da nem para medir, o desespero já começa a bater em algumas portas.
    CHEGA DE BRINCADEIRA, CHEGA DE COVARDIA E OMISSÃO !
    DIA 7 DE SETEMBRO VAMOS AS RUAS COM CARTAZES E FAIXAS PEDINDO INTERVENÇÃO MILITAR!
    Não tem desculpa que está sem dinheiro,com uma folha de caderno ou cartolina ,ou até mesmo escrito na testa! você vai dizer pro mudo o que nós queremos, vamos aproveitar essa oportunidade,teremos toda estrutura e logística do evento para aproveitarmos.
    A INTERVENÇÃO É AGORA!

    ResponderExcluir
  7. DEMOCRATICAMENTE NUNCA SE ROUBOU TANTO NO BRASIL!!!

    ResponderExcluir
  8. O BRASIL É PAÍS DEMOCRÁTICO DO ROUBO!!!

    ResponderExcluir