quarta-feira, 22 de abril de 2009

Por que tanta gente quer ser jornalista?

Com o título acima, o velho repórter Ricardo Kotscho fez uma postagem em seu Balaio, comentando uma das muitas palestras que faz para estudantes. Ele começa assim:
"Faz muitos anos que os cursos de comunicação social que formam jornalistas são os mais cobiçados nos exames vestibulares. Faculdades de jornalismo pipocam por todo país, são centenas por toda parte. Por isso, eu me pergunto: por que tanta gente quer ser jornalista, exatamente neste momento em que se anuncia a morte dos jornais e a nossa profissão é tão criticada pelo conjunto da sociedade? Além disso, estamos prestes a ter uma decisão do Supremo Tribunal Federal, provavelmente acabando com a obrigatoriedade do diploma, o que, na prática, significa que qualquer um poderá ser jornalista, como já vem acontecendo." No fim, ele diz não ter resposta para a pergunta e pede socorro a seus leitores.
Ainda tem um brinde: ele reproduz a palestra que fez aos estudantes. Vale a pena ler, seja você estudante, jornalista - ou tenha qualquer outra profissão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário