domingo, 19 de abril de 2009

Igreja do Céu [IV]

Depois, subimos os mais de 300 degraus para chegar ao palco de Igreja do Céu [tem como ir de carro, mas dei uma de valente, não quis fazer feio para a minha mulher, e o resultado é que estou com a batata da perna em pandarecos]. É uma via-crúcis, quase literal, em cada "descanso" uma das 14 estações da cruz de Cristo entalhadas no cimento. A vista deslumbrante compensa o esforço.
Fui para ver o grupo Choro das 3 [meninas de São Paulo] e o Época de Ouro [marmanjos do Rio]. Por entre as mesas, lá estava o Serginho, junto com um bando de meninos da Associação vendendo o CD do Guarani Choramingando: R$ 5,00. Barato, eu o disse; e um moleque, bem ligeirinho: "Então compra o DVD, que é 10". Pedi um autógrafo [no CD], ele escreveu com letra caprichada: "De Serginho para Plínio", brá e fim.
Terminados os discursos [tipo espada: longo e chato] tocou a Orquestra de Viçosa do Ceará, após vieram as três choronas. Por essa hora, lá pelas 10 da noite, uma neblina começou a se formar na altura dos postes de iluminação; as meninas tocando, a neblina se adensando, até não se enxergar um metro à frente. Eu vou te contar: é muito bonito ver aquilo. Só que atrás da neblina, veio uma chuvinha fina, que engrossou, depois afinou de novo. As meninas cantando, a chuva caindo; uns ficaram lá firmes embaixo d'água, nós, com mais uma porção de gente, corremos para a Igreja do Céu, que os padres generosamente deixaram aberta.
Resolvemos descer a escada sob a chuva fina, sem ver o Época de Ouro [sei que perdemos um grande espetáculo]. Fomos segurando pelo corrimão, enquanto uns moleques, exibindo a boa forma física [e desafiando o perigo de escorregar], desciam às carreiras.
Olha, o festival Mel, Chorinho & Cachaça de Viçosa do Ceará tinha muito mais coisas interessantes. Mas só lhes conto o que pude ver.

Nenhum comentário:

Postar um comentário